HORA CERTA

quarta-feira, 25 de junho de 2014

equalizar Breakaway e realteck

Solução para problema com Realtek HD audio no Windows 7


Tags:

Na verdade estou adaptando instruções que encontrei. Como este procedimento
já corrigiu defeitos de áudio Realtek em pelo menos uns 6 equipamentos que mexi, acho que se trata de uma “solução” que deve ao menos ser verificada.
A Realtek é uma das grandes (em quantidade, não em qualidade…) fornecedoras de chipset de áudio onboard, especialmente para notebooks e similares. Entretanto, como a maioria dos fabricantes de placas de áudio, a Realtek faz drivers de baixa qualidade, que não funcionam direito (crackling), que causam freeze nos jogos, etc.
A solução abaixo foi tirada de um fórum do site Overclock.net, sob o tópico “Realtek HD audio fix Windows 7″ e especificamente fala de solução para o Windows 7. Espero que ajude quem estiver enfrentando problemas com esse tipo de dispositivo.
Para corrigir problemas de crackle, distorção e gerenciamento de áudio limitado com driver de áudio Realtek no Windows 7, instale o Realtek Driver R214 para Windows Vista da seguinte maneira:
  1. Vá para o Gerenciador de Dispositivos e desinstale o Realtek High Definition Audio ou Dispositivo de Audio de Alta definição  em Controladores de Som, Vídeo e Jogos.
  2. Faça o download e instale o Realtek Audio Driver Vista R214.
  3. Reinicie o computador. Ao iniciar, o Windows efetuará a instalação do Realtek HD Audio bus, usando os drivers que foram instalados no passo anterior.
Em Hardware e Sons, no Painel de Controle, aparecerá o ícone do Gerenciador de áudio HD Realtek e, o melhor de tudo, todos os áudios de arquivos de música e vídeos serão executados corretamente, sem nenhuma distorção ou chiado


Encontrei esse problema quando atualizei o driver do Windows da minha placa de vídeo nVidia.
No meu caso, ao abrir qualquer navegador (IE, Chrome ou Firefox), a tela travava por cerca de 2 segundos antes de disponibilizar o aplicativo. Depois de alguns dias, além desse congelamento, algumas vezes a tela piscava, apagava e voltava, com uma mensagem na parte inferior direita da tela informando que o driver de vídeo tinha parado de responder e “foi recuperado”. video_errorA frequência desse problema aumentava conforme utilizava o navegador e outros aplicativos simultaneamente (player de música e/ou vídeo, aplicativos diversos). Durante os jogos, entretanto, nunca ocorria esse tipo de problema.
Pesquisando na Internet, as razões apresentadas para ocorrência desse problema são diversas: aquecimento excessivo da placa (em caso de overclock ou má ventilação do equipamento), falha de hardware (da placa de vídeo ou memória RAM do PC), etc. Mas, em geral, o problema não é nada sofisticado. Uma das razões é conflito de utilização de recursos e neste caso adivinha quem aparece como vilão: o chipseRealtek! De novo!
Não que ele sozinho seja o grande responsável, mas o cenário é desconcertante. Em outro post, explicarei o que aconteceu.
Para adiantar, a solução que funcionou para mim foi retornar ao driver antigo da placa de vídeo, antes da atualização. Nada de desativar o TDR do Windows, ou os Nvidia Audio drivers, ou restaurar o nvlddmk.sys – se você quiser tentar essas soluções, pesquise no Google. É mais rápido do que tentar as outras soluções. Convenhamos, a não ser que você tenha um bug com a exibição de vídeo e que justifique tentar atualizar o driver de vídeo, é melhor não fazê-lo.

Realfm